no entulho
  • No Entulho é um programa desenvolvido pela ArtWorks que tem como objectivo central o uso de material excedente da produção industrial.

    Estrutura-se em projectos repensam esta matéria segundo lógicas distintas, no apoio a artistas emergentes e na criação de soluções para uma produção mais sustentável. Segundo estas premissas o excedente retoma uma posição activa no ciclo produtivo prevenindo o seu destino enquanto resíduo.

    No sentido de uma prática mais resiliente, através da qual se fomentam oportunidades de acesso igualitário a recursos, o No Entulho consiste no ciclo de residências artísticas No Entulho, no projecto de capas para transporte de obras de arte T.AW e na plataforma Banco de Materiais.

    A perspetiva de alargar o programa No Entulho a outros formatos irá acompanhar o desenvolvimento da ArtWorks firmando-se como uma das charneiras centrais da organização.

    www.noentulho.com

  • As Residências Artísticas No Entulho visam a pesquisa, a produção artística e a partilha do trabalho desenvolvido nas instalações da Artworks. Os artistas residentes são convidados a pensar, intervir, criar ou modificar os materiais que estão inutilizáveis da indústria – o chamado entulho. Desde 2017, as residências estruturam-se em ciclos programáticos que permitem a artistas definiram estratégias, métodos e técnicas para abordar o material e as possibilidades materiais de produção.

    Além de apoiar artistas emergentes, as residências artísticas têm como objectivo fortalecer a participação da comunidade operária e na elaboração de projectos de natureza artística, impulsionando a partilha de conhecimentos empíricos, artísticos e de outras vivências.

    Com vontade de desenvolver este projeto, e mantendo o compromisso com uma atitude experimental, prevê-se que o ciclo ganhe novas formas no futuro.

  • Enquanto produtora de obras e infra-estruturas artísticas a ArtWorks mantém central à sua actividade uma preocupação ambiental acrescida, otimizando os seus recursos no sentido de criar soluções que minorem o impacto da suas produções.

    T.AW é um sistema de capas de transporte que em três formatos dá reposta às questões de embalamento sem recurso de materiais de uso descartável. Todas as capas são produzidas com materiais excedentes da indústria têxtil.

    T.AW I é um modelo de capas de transporte para estruturas de maior porte que permite a fixação da mesma a um cavalete, garantindo a impermeabilidade e segurança das peças durante o transporte.

    T.AW II é um modelo feito à medida, customizado de acordo com as características específicas de cada obra, que permitem ao artista ou cliente fazer múltiplos transportes e arquivar as peças.

    T.AW III é um sistema modular de capas de transporte que permite a adição e extensão de um só modelo em capas de diversas dimensões.

  • Banco de Materiais é uma plataforma dedicada à gestão de recursos excedentes da produção de vários sectores fabris orientando o seu uso para a produção artística.

    Num sistema em que empresas partilham os seus recursos, designando as propriedades dos materiais e possibilidade de recolha, e artistas recolhem os materiais orientados para a sua produção e infra-estrutura, o Banco de Materiais anuncia-se como um sistema de partilha que potência ciclos sustentáveis de produção.